Fitch mantém rating de Portugal no "lixo"

A agência de notação financeira Fitch anunciou esta noite que mantém o rating da dívida portuguesa no nível BB+, já considerado "lixo", mas atribui ao país uma "perspetiva positiva".
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado divulgado no site da agência, é atribuída a nota BB+ à perspetiva para a dívida a longo prazo do país. Já relativamente à dívida de curto prazo, o rating atribuído é B.

A "perspetiva positiva" que o país obtém é justificado com "o reequilíbrio da economia portuguesa continuar a progredir", esperando-se um crescimento do PIB para este ano.

A agência internacional destaca ainda que "o mercado de trabalho está a melhorar", afirmação justificada com o facto de "a taxa de desemprego corrigida com a sazonalidade ter recuado para 14% em agosto de 2014, vindo de um pico de 17,4% no início de 2013, segundo dados do Eurostat".

A agência adverte para as dificuldades na execução orçamental deste ano. "As decisões do Tribunal Constitucional (de dezembro de 2013 e maio de 2014) impediram de forma eficaz a implementação de uma grande fatia das medidas [do Governo] para 2014. No entanto, o desvio do lado da despesa foi evitado por uma performance acima do esperado do lado da receita", lê-se no comunicado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt